Começa amanhã, quinta-feira 29, em Vila Pavão, a 22ª Pomitafro, evento de integração étnico-cultural criado para celebrar a miscigenação no município. Seu nome surgiu das iniciais de POMeranos, ITAlianos e AFRicanos, principais colonizadores do município.
Desde a realização da carreata do “Esquenta Pomitafro”, pelas ruas da cidade no início do mês, o clima em Vila Pavão é de festa. A cidade está toda enfeitada. A decoração das ruas está mais imponente. Grandes outdoors em pontos estratégicos valorizam a realeza da Pomitafro e os grupos folclóricos; os postes nas entradas da cidade exibem bandeiras correspondentes as três culturas para chamar a atenção e convidar para a festa quem passa pela cidade.
Os moradores do centro, como sempre, capricharam no enfeite de suas casas e os comerciantes, produziram lindas vitrines nas fachadas das lojas.
O movimento cultural, criado em 1989, e que tem como um dos principais objetivos resgatar na sociedade pavoense os valores e as manifestações culturais dos povos colonizadores da região, nesses trinta anos, cresceu em todos os sentidos, ganhando reconhecimento em todo o pais e até no exterior, onde é estudado e pesquisado.
O evento acontecerá na área de festas de Vila Pavão, localizada no bairro Nova Munique no período de 29 de agosto a 1º de setembro.
Conforme o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gil Leandro Bregër Lauvers Paz, a expectativa é grande e vem por aí muitas novidades envolvendo a estrutura e parte de organização.
“As comissões já estão todas organizadas. Em relação à estrutura da festa teremos também algumas melhorias, principalmente dentro da praça de alimentação com algumas novidades nas barracas de comidas tradicionais. Outra atração da Pomitafro que deve ficar ainda melhor é o 3º Percurso Pomitafro. Deverá ser maior e mais organizado e ao final haverá uma banda musical para recepcionar os milhares de participantes. Na programação do domingo (01/09), a exposição de carros de carros antigos ganhará também mais organização com a articulação dos grupos de Nova Venécia. Enfim, estamos realizando tudo com muito carinho, focando muito na parte cultural, mesmo porque, a Pomitafro é uma festa totalmente cultural e a gente quer zelar pela integridade dela”, enfatizou o secretário.
Programação
Quinta-feira (29)
No primeiro dia de festa, às 18h30, acontecerá a abertura das barracas típicas da Praça de Alimentação. Logo em seguida, às 19h, começa a 2ª edição da “Quinta Gospel”, uma noite de louvor e adoração, que terá neste ano um envolvimento maior por parte das igrejas locais, responsáveis pela organização da programação.
Sexta-feira (30)
A festa começa às 18h com a abertura das barracas típicas da Praça de Alimentação e apresentação dos grupos folclóricos infantil, infanto-juvenil e categoria adulto Schuhplatller. Depois, às 20h, acontecerá o desfile para escolha das Rainhas e Princesas Pomeranas, Italiana e Afro-brasileira. Às 22h, haverá show tradicional com a banda Os Germanos. Encerrando a noite, à meia-noite, sobe ao palco o cantor Gabriel Sabadim.
Sábado (31)
A festa começa cedo, às 8h30, com o início das Esquinas Culturais Pomerana, Italiana, Afro e Pomitafro, espalhadas por diversos pontos do município. À tarde, a partir das 15h, acontece o Percurso Pomitafro, com concentração e saída no Posto Ferrari, na saída para o município de Barra de São Francisco, e chegada prevista para às 18h, na Área de Festas, com show da banda Agitu’s. Já às 20h30, acontece a abertura oficial do evento, com show pirotécnico e, logo em seguida, às 21h, haverá show com a atração cultural local, UP Pomerisch. Encerra a noite, show da dupla sertaneja Pedro e Lucas, a partir das 23h30.
Domingo (1º)
O último dia de festa, também terá início logo cedo, com café da manhã típico na abertura das barracas tradicionais, às 8h. Às 8h30, terá início o 2º Encontro de Carros Antigos da Pomitafro, na área externa do Parque de Festas. Às 9h, haverá o Encontro da 3ª Idade, com encontro de tocadores de concertina. Às 11h30, será comercializado almoço típico nas barracas tradicionais Pomerana, Italiana e Afro-brasileira. Às 13h, no palco cultural, na praça de alimentação, terá início a “Tarde Cultural”, com apresentações de diversos grupos de danças locais e de outros municípios.
Ainda no palco cultural, a partir das 18h, haverá shows com artistas locais. Em seguida, a partir das 19h, show com a banda Brasitália. Encerrando a 22ª Pomitafro, quem sobe ao palco, a partir das 22h, é o cantor Filipe Fantin.
Durante todos os dias de festa, vai haver comidas e bebidas típicas das três etnias na Praça de Alimentação, além de parque de diversões, exposição de flores, artesanato e stand do Arquivo Público do Espírito Santo, onde os visitantes poderão acessar informações de seus antepassados.
A realização do evento é da comissão gestora, grupos folclóricos, entidades culturais, igrejas locais e famílias pavoenses, com apoio da prefeitura de Vila Pavão, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Câmara de Vereadores.