Durante os períodos de chuva e alagamento nos bairros, o morador deve se prevenir para evitar doenças como leptospirose, hepatite A, febre tifoide e infecções gastrointestinais, além da proliferação de mosquitos, principalmente o transmissor da dengue.
É recomendável que as pessoas não consumam alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água da chuva. A orientação é válida também para produtos de higiene, como sabonete, pasta de dente e xampu, entre outros, que devem ser descartados e, portanto, não utilizados.
Leptospirose
Em situações de inundação, a urina do rato, que comumente contém uma bactéria que causa a leptospirose, mistura-se à água e à lama. Os primeiros sintomas da doença (febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, vômitos, diarreia e tosse) podem aparecer de um a 30 dias depois de a pessoa ser contaminada.
É necessário, portanto, que se evite o contato com água e lama de enchente e de esgotos. Impeça que crianças nadem ou brinquem em locais que possam estar contaminados. Pessoas que trabalham na limpeza de ambientes que foram inundados, devem usar botas, luvas de borracha ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés para evitar o contato com a água e a lama.
Tétano
Tétano é uma doença grave causada por uma bactéria que pode estar presente no solo ou em objetos de metal, como pregos, latas, ferramentas agrícolas (mesmo que não enferrujados); de madeira, como galho de árvore, espinhos, pedaços de móveis e outros; e de vidro.
As pessoas podem adoecer quando, acidentalmente, sofrem lesões na pele (ferimentos, cortes, perfurações) por objetos contaminados. O contato com os entulhos e destroços pode provocar lesões na pele e, consequentemente, o adoecimento por tétano acidental.
Limpeza em caso de alagamento
Cuidados com a água para o uso doméstico: Nos alagamentos, o sistema doméstico de armazenamento de água pode ser contaminado, sendo necessária sua desinfecção. A limpeza dos reservatórios é necessária, mesmo quando os mesmos não são atingidos diretamente pela água da enchente.
Para limpar e desinfetar o reservatório (caixa d’água) recomenda-se:
– Esvaziar a caixa d’água completamente e lavá-la, esfregando bem as paredes e o fundo. Retire toda a sujeira, utilizando pá, balde e panos. Não esquecer que se deve usar botas de borracha e luvas nesta atividade;
– Após concluída a limpeza, colocar 1 litro de água sanitária para cada 1 mil litros de água do reservatório;
– Abrir a entrada para encher a caixa com água limpa;
– Após 30 minutos, abrir as torneiras por alguns segundos, com vistas à entrada da água com solução na tubulação doméstica;
– Aguardar 4 horas para a desinfecção do reservatório e canalizações;
– Abrir as torneiras, podendo aproveitar a água para limpeza em geral de chão e paredes.
Cuidados na limpeza da lama residual
A lama dos alagamentos tem alto poder infectante e nestas ocasiões fica aderida aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se então retirar essa lama (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando-o a seguir com uma solução de água sanitária na seguinte proporção: para um balde de 20 litros de água, adicionar quatro xícaras de café (copinhos de 50 ml) de água sanitária.