Um trágico incidente chocou a zona rural de São Mateus, na Região dos Quilômetros (Km 37), onde um menino de 10 anos faleceu na madrugada desta quinta-feira (22). A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) foi acionada com a informação de que a criança teria morrido após ingerir um remédio para dor e mingau de trigo.
Ao chegarem ao local, os militares encontraram a equipe do Samu já prestando socorro, mas o menino não resistiu e veio a óbito. Os paramédicos relataram ter encontrado a criança deitada no chão da sala, com espuma na boca, leve sangramento e já sem pulso.
O pai da criança informou aos policiais que morava no local com a esposa (madrasta da vítima). Ele contou que o filho havia tomado um remédio contra dor ao anoitecer e, posteriormente, eles prepararam e deram mingau de trigo ao menino. Contudo, a criança continuou reclamando de dor, o que levou à administração de outro remédio, em quantidade incerta. Logo em seguida, o menino começou a passar mal e veio a falecer no chão da sala.
A Polícia Civil registrou o caso como encontro de cadáver e encaminhou o procedimento para a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Mateus, que aguarda os resultados dos exames para determinar a causa da morte.
O corpo da vítima foi levado para a Seção Regional de Medicina Legal (SML) da Polícia Científica em Linhares para identificação e realização do exame cadavérico. A Polícia Civil esclareceu que o prazo para a emissão do laudo pericial é de 10 dias, podendo ser prorrogado se exames laboratoriais adicionais forem necessários. Exames de DNA podem levar até 30 dias, enquanto exames toxicológicos amplos e histopatológicos (análise microscópica de tecidos) podem levar entre 60 a 90 dias para serem concluídos.