“O abastecimento de água potável das regiões de São Mateus foi prejudicado. Por isso esse projeto que estamos apresentando, de fixação da foz do rio Cricaré, é extremamente importante. A economia da região também vem registrando queda. Outro exemplo são as embarcações de grande porte como as de petróleo, madeira e pesca, que atracavam no local e tiveram que passar a usar outros portos da redondeza. A economia pesqueira também sofreu um abalo muito forte, prejudicando muitas famílias que vivem da pescaria, principalmente em Conceição da Barra e São Mateus”, ponderou o deputado estadual Freitas (PSB), autor do projeto.
O rio Cricaré, segundo o parlamentar, vem sofrendo com o assoreamento já há muitos anos, o que tornou a sua foz totalmente inavegável. Além disso, foi constatado também que a maré alta faz com que a água do mar chegue até o local de capitação de água potável do rio e o resultado disso é uma água salinizada saindo das torneiras das casas em São Mateus.
Freitas convidou várias lideranças das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo para explicar o projeto de fixação da foz do rio Cricaré e em seguida fizeram uma expedição pelo rio. O evento aconteceu na manhã de sábado (dia 27), saindo do Espaço Náutico do Zeca, que fica na Estrada Meleiras.
O parlamentar, que organizou a expedição, falou sobre o projeto no qual já vem trabalhando na busca de parcerias para que ele seja executado e proporcione melhorias de vida, conforto e segurança para os moradores da região.
Foram convidadas e estiveram presentes várias lideranças do Norte e Noroeste do Estado, entre elas subsecretários de Estado, prefeitos, vereadores, diretores e técnicos da Cesan e da Saae, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, pescadores, lideranças comunitárias e religiosas, além de empresários e comerciantes. Após a exposição do projeto, o grupo se dividiu em vários barcos e seguiu rio abaixo até o encontro dele com o mar, em Conceição da Barra.
A bacia do rio São Mateus, também conhecido no município por rio Cricaré, possui aproximadamente 103.351 km². Banha dez municípios nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, desaguando no oceano Atlântico, no município de Conceição da Barra.
O Cricaré tem como principais afluentes os rios Cotaxé, também conhecido como Braço Norte do Rio São Mateus, Preto, Mingal da Vovó, Panela Velha e Pirapococa. Além disso, o rio Cricaré tem uma característica quase única de possuir um defluente: o rio Mariricu.