A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) realizou nesta quarta-feira (24), por meio da Escola de Governo, o Seminário Regional do Simples Nacional, que tem por objetivo promover a capacitação dos Auditores, Fiscais, Agentes Fiscais, Secretários de Finanças e Técnicos da Secretária de Finanças, visando otimizar a fiscalização e captação de recursos do município por meio da utilização da ferramenta do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA.
A capacitação aconteceu em Nova Venécia no sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão e contou com a participação de servidores municipais de diversos municípios do norte do estado, secretários municipais.
A abertura do evento ficou por conta do presidente da Amunes, prefeito de Viana, Gilson Daniel, o vice-presidente, prefeito de Nova Venécia Lubiana Barrigueira e do diretor Lauro Vieria já a palestra será ministrada por Maico Bettoni, auditor fiscal da receita municipal de Joinville, Gilsoni Lunardi Albino, diretor executivo do CIGA, e Marcello Previdi, analista de sistemas do CIGA, com palestras e debates técnicos para auxiliar os servidores na leitura de dados e geração de informações através de relatórios.
De acordo com Gilson Daniel, o Seminário Regional do Simples Nacional foi pensado depois de identificada a necessidade de aprimorar a atuação dos agentes. “O curso é uma demanda dos municípios que sentem certa dificuldade na fiscalização do ISS e outros impostos devidos pelas empresas enquadradas neste regime. A grande maioria dos gestores se preocupam muito com os gastos, acho que precisamos nos preocupar também com a receita. Juntos, os municípios da Região Metropolitana possuem um saldo de cerca de 7 bilhões em dívida ativa sem previsões para receber. Se nossos servidores passarem a manusear mais a ferramenta do CIGA que estará sendo apresentada aqui hoje, certamente estarão ajudando e muito a receito do seu município e dando assim mais oportunidades para o gestor promover políticas públicas de maior qualidade”, completou.
Para o prefeito de Nova Venécia e vice-presidente da Amunes, a capacitação da tem como objetivo dar suporte aos servidores e buscar o desenvolvimento dos municípios. “Estamos sempre reestruturando nosso setor de fiscalização e tributação em Nova Venécia, e com ações implantadas e conhecimento adquirido aqui, possamos melhorar nosso trabalho, refletindo na arrecadação do município e consequentemente na capacidade de investir cada vez mais. Esperamos que todos que estão aqui possam levar isso pra seus municípios e melhorar ainda mais suas gestões”, disse Barrigueira.
O Simples Nacional unificou todos os tributos das empresas optantes pelo regime e também dos microempreendedores individuais que por sua vez representam a grande maioria das empresas nas regiões, considerados uma grande força, como esses dados e operações são regidos a base de dados que estão na Receita Federal é importante ter ferramentas e procedimentos que possam fazer o melhor acompanhamento dessas empresas nos municípios.