Rudney Jacinto dos Santos, de 27 anos, conhecido como “Jogador” ou “Nego 10”, e que já esteve na lista dos criminosos mais procurados do Espírito Santo, foi preso na manhã desta quinta-feira (22) no Morro do Jaburu, em Gurigica, Vitória. Ele estava foragido desde 2023 e possuía um mandado de prisão em aberto por homicídio, associação criminosa e concurso de pessoas, com ligações à facção Primeiro Comando de Vitória (PCV).
As investigações apontavam sua atuação no tráfico de drogas em São Benedito, mas a prisão ocorreu em uma casa no bairro vizinho, Gurigica. A Polícia Militar realizou um cerco e o criminoso foi capturado sem resistência, sendo encaminhado para a Delegacia Regional de Vitória.
Rudney é acusado de envolvimento em um homicídio ocorrido em junho de 2022, também em Gurigica. Na ocasião, Charleen Vinicius Valadares teve os dedos cortados, foi agredido e executado com tiros na cabeça, supostamente por cometer furtos na região.
O tenente Moraes, da 6ª Companhia da Polícia Militar, destacou a importância da prisão. “A casa em que ele estava era de um padrão considerável para o local, conseguimos acessar e, sem disparar nenhum tiro, conseguimos detê-lo. Rudney é um velho conhecido da polícia, considerado ‘liso’ para ser preso, como se diz na gíria popular, tanto é que ele só foi apreendido quando menor, hoje está com 27 anos e foi preso agora pela primeira vez. Pelo que consta, o mandado de prisão seria por esse homicídio onde ele estaria provavelmente como mandante”, detalhou o tenente.
Ainda segundo o tenente Moraes, o assassinato de 2022 teria também a participação de Anderson de Andrade Bento, o Andinho, que foi morto durante uma ação da Polícia Militar em março deste ano e era uma liderança do PCV. A morte de Andinho, em março, desencadeou uma série de atos criminosos na Capital, como ônibus incendiados e depredação de viaturas, levando a PM a divulgar uma lista dos 15 mais procurados na região do Bairro da Penha, sede da facção, na qual Rudney figurava.