A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES) informou que foi notificada sobre o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19) na tarde de ontem, terça-feira (25). O paciente de 54 anos está internado em isolamento no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, onde vai passar por exames.
O paciente do sexo masculino chegou recentemente ao Espírito Santo após viagem à Itália, onde passou 11 meses. Ele concluiu a viagem no dia 22 de fevereiro e chegou ao Brasil no dia seguinte. Logo apresentou febre e outros sintomas respiratórios.
O paciente está sendo monitorado e exames laboratoriais serão realizados para confirmar ou não a doença. O caso suspeito será informado ao Ministério da Saúde.
Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Esse caso do Espírito Santo ainda não entrou na contagem do Ministério da Saúde porque os boletins diários, que passarão a ser informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia em todo o Brasil. Segundo o ministério, notificações enviadas após o meio-dia constarão no boletim do dia seguinte.
Dicas de Prevenção
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.