Provas do concurso Polícia Federal poderão ser realizadas em maio
Após audiência de conciliação entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal, visando a reabertura das inscrições do concurso para candidatos na condição PcD, o edital de retificação foi publicado.
Agora, os candidatos poderão se inscrever com a apresentação de apenas um laudo médico simples, subscrito por um único médico e emitido nos últimos 12 meses, entre os dias 30 de março e 1º de abril de 2021.
Anteriormente, no documento encaminhado pelo MPF ao Departamento de Polícia Federal e ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), recomendava-se:
a) excluir a exigência prevista em seu item 5.2 quanto à apresentação, pelos candidatos com deficiência, de parecer emitido por equipe multiprofissional e interdisciplinar formada por três profissionais;
b) possibilitar que sejam aceitos laudos médicos que atestem a espécie e o grau ou nível da deficiência do candidato (mantendo-se a expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional
de Doenças – CID, bem como a provável causa da deficiência) subscritos por médico inscrito no Conselho Regional de Medicina, com o número da sua inscrição;
c) reabrir o prazo para a inscrição de candidatos com deficiência, de modo a possibilitar a inscrição daqueles que não a realizaram em virtude de tal exigência, mantendo-se a validade dos pareceres que já tenham sido apresentados nos termos do edital, por quem o tenha feito.
Mesmo antes do prazo-limite para novas inscrições no concurso Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) já havia recomendado mudanças para excluir o ceratocone do rol de condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato no certame, bem como a reabertura, por prazo razoável, das inscrições.
Segundo recomendação do órgão, a própria Polícia Federal indica que “na sua fase leve, o ceratocone é muitas vezes esquecido ou mal diagnosticado como miopia e/ou astigmatismo”.
Recentemente, o Cebraspe, banca organizadora do certame, divulgou o adiamento oficial da realização das provas objetivas e discursivas da seleção. Segundo o documento, as provas previstas para 21 de março poderão ser aplicadas em 23 de maio.
Tal adiamento já era aguardado por muitos, visto o crescente número de casos de Covid-19 no país, trazendo como consequência os decretos de lockdown ou restrição de circulação de pessoas que estão sendo adotados em diversos estados e municípios, e a falta de leitos em UTIs para tratamento da doença.
A relação final de inscrições deferidas para concorrer na condição de pessoa com deficiência foi divulgada recentemente. Veja AQUI!
Carreiras administrativas
Empenhada em organizar o edital desse concurso policial para as carreiras administrativas, a Fenapef revelou que a solicitação de edital com 500 vagas está com a Diretoria-Geral e que o pedido poderá avançar ainda este ano.
Em 11 de fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro revelou que 450 mil candidatos se inscreveram no certame. Como o prazo para pagar os boletos da taxa ainda não foi encerrado, o número poderá ser ainda maior ou mesmo diminuir, já que muitos candidatos acabam por não pagar a taxa de inscrição, seja por desistência, esquecimento ou outros motivos.
O certo é que apenas saberemos o quantitativo total de inscritos quando o Cebraspe, banca organizadora do certame, revelar, conforme previsto em contrato.
O edital oferta 1.500 vagas para os cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado.
Neste artigo, você encontra um panorama completo e atualizado do mais novo concurso da Polícia Federal, tais como situação do concurso, curiosidades, e dados do último concurso. Os temas abordados serão:
- Vagas e cronograma do edital
- Concurso para área administrativa
- O que é preciso para entrar?
- Qual idade máxima para entrar?
- Quais cursos superiores são aceitos?
- Quanto ganha um Policial Federal?
- Cargos vagos
- O que faz um Policial Federal?
- Lei 14.003/2020 reorganizou a Polícia Federal
- Quando foi o última edição?
- Concorrência no último edital
- Total de nomeados
- Como é a prova do concurso?
- O que cai na prova?
- Edital Estratégico
- Materiais Bônus e Gratuitos
- Cursos e Assinaturas
- Ficha técnica
Concurso Polícia Federal 2021: vagas
O novo concurso Polícia Federal foi publicado com 1.500 oportunidades imediatas, segundo documento publicado no Diário Oficial da União no dia 15 de janeiro.
Confira a distribuição das vagas:
- 123 cargos de delegado de Polícia Federal;
- 400 cargos de escrivão de Polícia Federal;
- 84 cargos de papiloscopista Policial Federal; e
- 893 cargos de agente de Polícia Federal.
Porém, em discurso durante a cerimônia de encerramento do Curso de Formação da PF, foi revelado que serão 1.500 vagas para 2021 e um excedente de 500 vagas, totalizando 2 mil oportunidades, para 2022.