Uma ação da Polícia Militar na rodovia ES-315, nas proximidades da Comunidade de Santa Maria em São Mateus, resultou na apreensão de duas submetralhadoras e na prisão de três indivíduos na quarta-feira (17). A operação foi deflagrada pelo 13º Batalhão em resposta aos constantes confrontos armados entre facções criminosas que disputam o controle de pontos de venda de drogas na região.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da corporação, os criminosos vinham aterrorizando a população local ao exibir armamentos em plena luz do dia. A intervenção policial ocorreu após informações de que os suspeitos estariam transportando o arsenal para outra localidade devido ao reforço do patrulhamento na área.
Durante a operação, os militares abordaram um veículo Polo na cor preta com três ocupantes. Na vistoria do automóvel, foram encontradas duas submetralhadoras calibre 9mm com seus carregadores – uma delas carregada com seis munições intactas. Os passageiros assumiram a propriedade das armas durante a abordagem.
Conforme o relatório policial, dois dos detidos quebraram deliberadamente as telas de seus celulares durante a ação. Um dos homens apresentava o braço esquerdo imobilizado com gesso, alegando que a lesão resultou de um acidente de motocicleta.
O veículo foi removido para o pátio credenciado do Detran, enquanto os três suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. A operação visa coibir a violência gerada pela guerra entre facções pelo domínio do tráfico de entorpecentes na região de Santa Maria.