A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu a Semana de Conscientização sobre Acidentes por Animais Peçonhentos. Coordenada pela Vigilância Ambiental, o objetivo foi informar sobre medidas importantes de prevenção a acidentes com animais peçonhentos, em especial, escorpiões, aranhas e serpentes. A Semana de Prevenção ocorre por ocasião da celebração do Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos, dia 19 de setembro. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde – OMS.
Ações
A programação contou com palestra e momento de educação em Saúde e captura de escorpiões nas redondezas da Escola Comunitária Rural Municipal – Ecorm Japira e lavouras próximas à escola. Também foi realizada visita com palestra à Unidade Básica de Saúde – UBS do Bairro Palmital e panfletagem no Centro da cidade.
Jaguaré
Este ano, até o mês de agosto, a Vigilância Ambiental do município informa que aconteceram 320 casos de acidentes com animais peçonhentos. Desses, 227 casos foram com escorpiões, 52 com marimbondos, 20 com abelhas, 17 com cobras, 02 com aranhas e 02 com outros animais. O grande número de problemas com escorpiões preocupa os técnicos da Secretaria Municipal de saúde. No mesmo período do ano passado foram 290 casos ao todo, sendo 208 com escorpiões.
Estado
Segundo dados divulgados pelo Centro de Assistência e Informação Toxicológica – Ciatox/ES, no Espírito Santo, entre janeiro e agosto deste ano, 5.665 pessoas sofreram algum tipo de acidente com animal peçonhento, sendo 479 causados por serpentes, 346 por aranhas, 3.945 por escorpiões. No ano passado, em 2024, no mesmo período, foram registrados 4.804 acidentes por animais peçonhentos, sendo 494 causados por serpentes, 424 por aranhas e 3.065 por escorpiões.
ACIDENTE COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
Previna-se e saiba o que fazer!
O que são animais peçonhentos?
São animais que produzem veneno e podem injetá-lo no ser humano através de picada, mordida ou ferroada, sendo eles:
- Escorpião;
- Cobras;
- Aranhas;
- Abelhas, marimbondos, vespas
- Lacraias.
Como prevenir acidentes?
- Manter a casa e quintal limpos, sem entulhos;
- Usar luvas e botas ao mexer em jardins, entulhos ou terrenos;
- Sacudir roupas, sapatos, toalhas e lençóis antes de usar;
- Evitar colocar a mão em buracos, frestas ou locais escuros;
- Manter portas, janelas e ralos bem vedados.
O que fazer em caso de picada ou ferroada?
- Manter a calma e procurar a UBS ou Hospital imediatamente;
- Não amarrar o local, não cortar e não sugar o veneno;
- Lavar o ferimento apenas com água e sabão;
- Caso seja possível, tirar foto ou capturar o animal e levar (com segurança) para identificação;
- Não usar remédios caseiros ou álcool no ferimento.