As obras de reabertura e melhoria das estradas de acesso à Área de Proteção Ambiental (APA) da Pedra do Elefante, em Nova Venécia, completaram 60 dias e seguem em ritmo acelerado. O projeto, segundo a Prefeitura, tem como principal objetivo fomentar o turismo e ampliar a circulação de visitantes na região, valorizando um dos patrimônios naturais mais emblemáticos do município.
Segundo o prefeito Lubiana Barrigueira, os trabalhos consistem em adequações para viabilizar o tráfego de pessoas e veículos, facilitando o acesso de turistas, pesquisadores e da própria comunidade local. A expectativa é de que, com as melhorias, a região se torne um polo atrativo para visitantes de diferentes localidades do Espírito Santo e de outros estados.
Lubiana Barrigueira destacou, ainda, a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e turístico do município:
“Estamos fazendo todo esse trabalho de reabertura de estradas para acesso à Pedra do Elefante porque a gente entende que temos um potencial adormecido na nossa cidade. Queremos fomentar o turismo para atrair visitantes de outros municípios e estados, trazendo dinamismo e movimento que a região precisa”, afirmou o prefeito Lubiana Barrigueira.
Além da Pedra do Elefante, o prefeito também ressaltou o potencial turístico de outras áreas, como o Rio Muniz, Rio do Norte, Patrimônio do Bis, Pedra da Fortaleza e Pedra do Dedo. A proposta da atual gestão é integrar esses destinos em um circuito de lazer, fortalecendo a vocação turística do município.
A administração municipal reforça que a reabertura das estradas vai beneficiar não apenas o turismo, mas também os moradores das comunidades do entorno, garantindo mais mobilidade, acesso a serviços e valorização da região.