As obras de macrodrenagem e pavimentação do Balneário de Guriri, em São Mateus, estão a todo vapor. Planejada em três etapas pela gestão do Renato Casagrande e executada pela DER-ES sob liderança de José Eustáquio de Freitas, as obras começaram pela Bacia 02, com um amplo sistema de drenagem para melhorar a captação e o escoamento das águas da chuva das principais vias da região. A execução das obras está por conta do Consórcio Guriri CT, por meio de contrato firmado com o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
O sistema de implantação da macrodrenagem consiste na construção de galerias de concreto, que irão conduzir as águas das chuvas até uma Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP), que as direcionará através de um emissário até o Rio Mariricu.
A macrodrenagem de Guriri é um sonho antigo da população o qual está se tornando realidade por ordem do governador Renato Casagrande e seu vice, Ricardo Ferraço, que autorizaram o Freitas a publicar os editais e contratar as empresas.
“Nosso compromisso é garantir que o desenvolvimento chegue a todas as regiões do Espírito Santo. A obra de Guriri representa esse propósito: investir em infraestrutura de qualidade, fortalecer a mobilidade e impulsionar o crescimento econômico do Norte capixaba”, enfatizou o governador Renato Casagrande.

O prefeito Marcus Batista destaca que as obras representam um marco para o município e reforçam a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Mateus. O investimento demonstra o compromisso da gestão Casagrande com o desenvolvimento urbano e o fortalecimento do turismo na região Norte.
“Essa é uma das maiores obras de infraestrutura da história recente de São Mateus. Guriri precisava dessa intervenção para resolver problemas de drenagem e garantir uma urbanização à altura do seu potencial turístico e econômico. O trabalho conjunto com o Governo do Estado tem sido essencial para transformar o nosso balneário”, afirmou o prefeito Marcus Batista.
Pavimentação
Além da infraestrutura de drenagem, o projeto também prevê a pavimentação e urbanização das vias, construção de calçadas cidadãs, nova sinalização, promovendo melhorias na mobilidade e na qualidade de vida dos moradores e turistas que visitam o local.
No total, já nesta primeira etapa, estão sendo contemplados mais de nove quilômetros de ruas e avenidas, abrangendo as seguintes vias da Bacia 02: Avenida Oceano Índico; Rua Boa Esperança; Avenida Esbertalina Barbosa Damiani; Avenida Quinta; Rua XXI; Avenida Homero Zordan; Avenida Rafael Barbosa e Rua José Bonomo.

Impactos
“Por se tratar de uma intervenção em área urbana, os trabalhos impactam diretamente o dia a dia da população, refletindo no tráfego local, no comércio e no ambiente urbano. Diante desse cenário, foi desenvolvido um Plano de Comunicação Social com o objetivo de estabelecer canais oficiais de diálogo e aproximação com a comunidade”, destacou Freitas.
Segundo Freitas, desde o início da mobilização, estão sendo realizadas visitas porta-a-porta para informar aos moradores e comerciantes sobre o andamento das obras, bem como reuniões com lideranças locais. Estão previstas ainda ações educativas e de sensibilização ambiental junto à população. Paralelamente, também estão em andamento as visitas técnicas para a elaboração de laudos cautelares em imóveis situados nas áreas das intervenções.
Atualmente, as obras estão concentradas na Avenida Oceano Índico, com três frentes em atividade que avançam em direção à Avenida Esbertalina Barbosa Damiani e Rodovia ES010, no lado sul.

No início de outubro, duas frentes de trabalho iniciaram na Rua XXI, uma no trecho que parte da Avenida Oceano Índico e segue em direção à Rodovia Othovarino Duarte Santos (lateral do Supermercado Casagrande), e outra na direção sentido Bosque da Praia.
Também há uma sexta frente em execução na Rua José Bonomo, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do Mariricu, que segue com atividades de estaqueamento e rebaixamento do lençol freático, para posterior instalação de galerias que irão de encontro à EBAP, próximo ao Rio Mariricu.
Ainda há uma sétima frente de trabalho, que iniciou nos últimos dias na Av Oceano Índico, nas proximidades do Supermercado Super Giro, responsável por fazer a recomposição do solo, a terraplanagem das vias, instalação das galerias e deixar no ponto para a próxima etapa que é a pavimentação.




































































