O município de Jaguaré foi palco, nesta sexta-feira (12), de uma série de entregas, autorizações e anúncios do Governo do Estado que abrangem áreas estratégicas como saúde, educação, infraestrutura, esporte, lazer e segurança hídrica. A agenda foi conduzida pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, com a presença de autoridades regionais e estaduais.
Em entrevista ao Jornal Correio do Povo, o governador Renato Casagrande destacou o compromisso com a interiorização dos investimentos.
“O Norte do Estado sempre conta com uma presença forte do Governo. Só hoje foram entregues duas unidades de saúde, três escolas e praças, além de investimentos no esporte, no Caminhos do Campo e na barragem de Caximbau. Vamos continuar investindo para transformar a vida das pessoas”, afirmou Casagrande.

Já o vice-governador Ricardo Ferraço reforçou a visão de continuidade.
“Meu compromisso é dar continuidade e aperfeiçoar a exitosa obra do governador Casagrande, que gerou muitas realizações. O Espírito Santo vive um ciclo de forte desenvolvimento, geração de empregos e fortalecimento de todas as suas regiões”, declarou.
Entre os investimentos entregues, destaca-se a revitalização de 9,6 quilômetros da estrada que liga a sede de Jaguaré à localidade de Giral, realizada por meio do programa Caminhos do Campo, com recursos de R$ 4,89 milhões. Ainda na área de segurança hídrica, foi autorizada a transferência de R$ 5 milhões para viabilizar a construção de uma barragem no Rio Cachimbau.

A área urbana também recebeu atenção do Governo do Estado. Foram firmados convênios que garantem a conclusão e a ampliação da Praça Central Nicolau Falchetto, totalizando R$ 3,9 milhões em investimentos. Na agenda esportiva, a comunidade São João Batista passou a contar com uma nova praça, inaugurada com investimento de R$ 678 mil. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a construção do Campo Bom de Bola, na comunidade Palmito, no valor de R$ 838 mil. Outros convênios asseguram a reforma do Ginásio Paschoal Brioschi, do campo do JP Giral e da quadra de Palmitinho.
Na área da saúde, a população passou a contar com duas novas Unidades Básicas de Saúde, localizadas nas comunidades de Novo Tempo e Boa Vista, com investimento de R$ 4,3 milhões. Também foi autorizada a aplicação de mais R$ 1 milhão para a reforma de outra UBS no município. Já no setor educacional, foi assinada a autorização para a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Patrimônio Nossa Senhora de Fátima, com aporte superior a R$ 4,5 milhões.
Os gestores estaduais também estiveram nas obras de pavimentação da Rodovia ES-230, no trecho que liga Vila Valério à comunidade de Fátima. A intervenção soma mais de R$ 150 milhões em investimentos e é considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento regional.
Outro ponto destacado pelo governador foi a área da segurança pública. Em entrevista, Casagrande adiantou ações.
“Estamos contratando muitos policiais e orientando comandantes e delegados a intensificar as operações. Garantimos que realizaremos mais ações em Guriri para combater o crime na região”, afirmou ao Jornal Correio do Povo.

Questionado sobre o contorno viário de Jaguaré, o governador esclareceu o estágio do projeto.
“Ainda não há uma decisão, estamos analisando a demanda. O primeiro passo será a elaboração de um projeto, o que deve acontecer no próximo ano”, respondeu.
A comitiva que acompanhou a agenda contou com a presença do prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, a primeira-dama Vera Lúcia de Backer e o vice-prefeito Elder Sossai de Lima; do prefeito de São Mateus, Marcus Batista e seu irmão Rodrigo Batista; do diretor da DER-ES, José Eustáquio de Freitas; do Secretário Estadual de Agricultura Enio Bergoli da Costa; dos deputados estaduais Toninho da Emater, Fabrício Gandini e Raquel Lessa, além de vereadores e demais lideranças políticas da região.






































































