O município de São Mateus recebeu, nesta sexta-feira (6), uma extensa agenda institucional do Governo do Estado, marcada por inaugurações, anúncios de novos investimentos e acompanhamento de grandes obras em andamento. O governador Renato Casagrande esteve acompanhado do vice-governador Ricardo Ferraço, além de autoridades estaduais e municipais, incluindo o prefeito Marcus Batista, deputados estaduais e representantes das forças de segurança.
A programação teve início no 13º Batalhão da Polícia Militar, onde o governador participou de um café com integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. O encontro reforçou a integração entre as forças de segurança e destacou os resultados do programa Estado Presente em Defesa da Vida. Durante a conversa com a imprensa, Casagrande destacou o bom momento vivido pelo Espírito Santo durante a temporada de verão.
“Temos que agradecer porque o trabalho feito pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, está garantindo o melhor verão da história do Espírito Santo. Temos mais pessoas frequentando todo o nosso litoral. Aproveitamos esse dia também para cumprir uma agenda intensa, com inauguração de escola, unidade básica de saúde, anúncio de reforma em outra escola, apresentação do projeto do Mercado Municipal e acompanhamento das obras de macrodrenagem”, afirmou o governador.
Na área da educação, um dos principais atos foi a inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dora Arnizaut Silvares, no bairro Santo Antônio. A obra recebeu investimento aproximado de R$ 5,5 milhões, viabilizados por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil (Funpaes), beneficiando mais de mil alunos com uma estrutura moderna e ampliada.
Ainda no setor educacional, o governador assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Ceciliano Abel de Almeida. O investimento ultrapassa R$ 13 milhões e prevê a reconstrução completa da unidade, com 4.111 metros quadrados de área construída, incluindo 20 salas de aula, laboratórios, auditório, quadra poliesportiva, refeitório, pátios cobertos e descobertos, além de estacionamento e bicicletário. A execução ficará sob responsabilidade do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), com prazo estimado de 1.080 dias.
O diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, ressaltou a importância dos investimentos na educação pública.
“Investir em escolas é motivo de grande satisfação, pois temos a convicção de que a educação é o principal caminho para mudar realidades. Entregar espaços modernos, bem estruturados e adequados é garantir melhores condições de aprendizagem para os estudantes e de trabalho para os professores”, afirmou.
Na área da saúde, a agenda incluiu a inauguração da Unidade Básica de Saúde do bairro Morada do Ribeirão, construída com investimento de R$ 1,87 milhão, dentro das ações do Plano Decenal SUS APS +10. A UBS contará com equipe da Estratégia Saúde da Família e é a terceira unidade entregue pelo programa estadual no município.
Também foi anunciada a implantação do Serviço Especializado em Reabilitação Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (Serdia) em São Mateus. O serviço terá equipe multiprofissional, capacidade para atender até 200 usuários por mês e contará com repasse anual de R$ 576 mil, com financiamento parcial do Governo do Estado.
Ainda na saúde, foi lançado o Dia D+ de Teleconsultas, iniciativa estadual voltada à redução da fila de espera por atendimentos especializados. A ação prevê cerca de 900 consultas em diversas especialidades médicas, utilizando a telemedicina como estratégia para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
A programação também incluiu a apresentação do projeto de reforma e modernização do Mercado Municipal de São Mateus, iniciativa que busca revitalizar o espaço, fortalecer o comércio local e impulsionar o turismo na região central da cidade.
No período da tarde, o governador e sua comitiva seguiram para o balneário de Guriri, onde acompanharam o andamento das obras de macro e microdrenagem. O investimento do Governo do Estado na intervenção supera R$ 343,9 milhões, com prazo de execução de 43 meses. O projeto contempla cerca de nove quilômetros de rede de drenagem pluvial, além de pavimentação, implantação de calçadas cidadãs e outras melhorias voltadas à redução de alagamentos históricos e à qualificação da infraestrutura urbana.
Ao final da agenda, o vice-governador Ricardo Ferraço destacou o caráter estruturante dos investimentos realizados no município.
“Essa agenda pelo Espírito Santo demonstra a união de esforços para promover o desenvolvimento do Estado. A presença do Governo em São Mateus reflete um trabalho integrado para impulsionar as cidades. Passamos pela segurança pública e avançamos em investimentos estruturantes em educação, saúde e infraestrutura, com foco em gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida”, afirmou.
















































































