Cerca de 2 mil testes rápidos para covid-19 serão aplicados, a partir desta segunda-feira (31), em servidores penitenciários, profissionais de saúde e internos do sistema prisional do Espírito Santo.
O objetivo, segundo a Secretaria de Saúde do Estado é levantar dados epidemiológicos e informações sobre a prevalência da doença, para atuar de forma pontual e específica no controle do coronavírus nos presídios.
A gerente de Saúde do Sistema Prisional, Larissa Rodrigues Stiba, explicou que o objetivo é realizar testes da Covid-19 em 34 estabelecimentos penais do Estado. A segunda etapa do processo prevê a testagem de mais duas mil pessoas, com previsão de execução em outubro.
“O projeto seguirá os mesmos moldes adotados no inquérito sorológico realizado nos municípios capixabas. Os testes serão realizados de forma aleatória, a partir de um sorteio realizado por meio de aplicativo específico executado pela Universidade Federal do Espírito Santo”, explicou Larissa.
“Como a testagem é rápida, o resultado dos testes irá direcionar o atendimento que será realizado para os casos positivos. Internos serão encaminhados às áreas específicas de isolamento e receberão o atendimento necessário pelas equipes de saúde. Já os servidores serão orientados a procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo”, finalizou a gerente de Saúde.












































































