O comércio da Grande Vitória ficará mais uma semana de portas fechadas. A decisão, anunciada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi anunciada no início da tarde deste sábado (2), após a reunião para atualização do Mapa de Gestão de Risco, que ajuda a estabelecer medidas em cada município no combate ao novo coronavírus.
Temos 266 leitos de UTI, com 68% de ocupação, então esses indicadores ainda apontam para que a gente continue com o comércio fechado. Precisamos ampliar o isolamento social, então a decisão, até domingo que vem, é manter as lojas e os shoppings fechados, disse Casagrande.
Na última quinta-feira (30), durante coletiva, o governador já havia sinalizado que o índice de isolamento social registrado no Espírito Santo não era favorável à reabertura.
Durante a coletiva, na tarde, deste sábado, o governador reforçou, mais uma vez, a necessidade de isolamento. Ele salientou que as informações do Painel Covid-19 mostram que a maior parte das mortes estão sendo registradas em bairros mais populares e não em bairros mais estruturados.
Renato Casagrande lembrou que os primeiros casos no Espírito Santo não foram registrados nas regiões periféricas, e que nas semanas seguintes houve um migração, justamente, para os bairros menos estruturados.