A intensidade com que a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, se dedica a acelerar entregas de investimentos à população capixaba ficou evidente, nesta semana, quando ela se sentou à mesa com seis prefeitos. Enquanto saboreavam um almoço em suculentas marmitas, os gestores municipais e estadual alinharam ações do Governo em Pinheiros, Montanha, Ponto Belo, Mucurici e Ecoporanga, todos municípios do Norte do Estado.
Os prefeitos Edilson Monteiro, de Pinheiros; Adilson Ferreira (“Dica”), de Mucurici; Iracy Baltar, de Montanha; José Luiz Mendes, de Ecoporanga; e Marcos Coutinho, de Ponto Belo, foram recebidos pela secretária titular da SEG, nessa quarta-feira (11), na sede da Secretaria, onde dialogaram principalmente sobre projetos e obras realizados em seus municípios, com recursos provenientes do Fundo Cidades.
Além de atuar na SEG com a missão de fazer a interlocução do Governo do Estado com as demais Secretarias, órgãos públicos e sociedade civil, Emanuela Pedroso é também gestora do Fundo Cidades. Desde 2023, somente em ações para tornar municípios capixabas resistentes aos efeitos das mudanças climáticas, os investimentos do Fundo Cidades, em todas as regiões do Espírito Santo, superam R$ 600 milhões.
Entre as inúmeras obras que protegem a vida e os bens patrimoniais da população, estão construções para contenção de encostas de morros, implantação de galerias de macrodrenagem, construção de gabiões em margens de rios, e etc. Há também investimentos com foco na conservação, revitalização e reservação hídrica, com obras de construção de barragens e poços artesianos.
“Nosso Governo, liderado pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-prefeito, Ricardo Ferraço, cuida das pessoas, investindo nos municípios com uma visão que é própria dos gestores públicos que sabem que é mesmo nas cidades que a vida acontece, que é nelas onde as políticas públicas se materializam”, diz a secretária titular da SEG.
Exemplos de investimentos do Fundo Cidades, em execução, nos cinco municípios do Norte capixaba, são a construção de galerias de macrodrenagem em Pinheiros; a urbanização da Barragem Tutu Reuter, em Montanha; a construção de muro de contenção com gabião às margens do Rio Dois de Setembro, em Ecoporanga; a construção de rede de drenagem pluvial dos bairros Castanheiras II e Fundão, em Ponto Belo; e ainda o processo de elaboração de projetos para realização futura de obra de reflorestamento e urbanização de balneários em Itabaiana e sede de Mucurici.







































































