A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia informa que para chegar à conclusão da confirmação do quinto caso de coronavírus no município, todos os procedimentos realizados como consulta e exames junto ao paciente atendem às normas e decretos emitidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
No caso em questão, foi realizado teste rápido no paciente que resultou positivo para Covid-19. Além disso, em consulta médica, foi verificado que o paciente apresentou febre, coriza, cansaço, falta de paladar e falta de olfato, sintomas diretamente atribuídos ao novo coronavírus.
O paciente também relatou que, mesmo tomando os cuidados, esteve a trabalho por mais de uma vez em um município que hoje está classificado como de alto risco para coronavírus, em ambiente de grande circulação de pessoas, o que também é propício à proliferação do vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que tomou todos os cuidados para não expor o paciente e familiares, não divulgando qualquer informação que pudesse atribui-lo ao local onde reside ou trabalha.
Todas as medidas recomendadas pela Vigilância em Saúde, como isolamento domiciliar da família e higienização do local de trabalho do paciente, foram apenas visando a prevenção à saúde da população e não com a intenção de prejudicar qualquer pessoa ou segmento. Todas as decisões foram sempre tratadas de forma clara e transparente e em concordância com o paciente, familiares e proprietários do estabelecimento onde o mesmo trabalha.
A Secretaria Municipal de Saúde reafirma que o Gabinete de Monitoramento seguirá acompanhando todos os casos suspeitos de Nova Venécia e pessoas que tiveram contato com este paciente, inclusive funcionários do mesmo ambiente de trabalho, e que vai continuar tomando todas as medidas preventivas, colocando sempre em primeiro lugar a saúde da população.
Todas as decisões tomadas são amparadas por decretos e orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Caso as medidas de precauções impostas não sejam cumpridas, o município pode sofrer mudança na classificação, que hoje é de baixo risco em Nova Venécia, para moderado ou alto risco, o que acarreta em medidas ainda mais restritivas.