Durante a Semana do Conhecimento 2025, realizada nos dias 5 e 6 de novembro no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em São Mateus, o projeto de extensão “Ressuscitação Cardiorrespiratória” chamou a atenção do público ao oferecer uma vivência prática sobre como agir em situações de emergência.
Coordenado por professores do curso de Enfermagem e com o apoio dos estudantes, o projeto ensinou aos visitantes técnicas de ressuscitação cardiorrespiratória (RCP) e primeiros socorros, como a manobra de desengasgo em adultos e bebês. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de estar preparada para agir rapidamente em casos que podem salvar vidas.

Segundo os organizadores, iniciativas como essa aproximam a universidade da comunidade e reforçam o papel da extensão universitária. “Levar conhecimento e treinar a população é uma forma de multiplicar a capacidade de resposta em situações de urgência, promovendo mais segurança e cuidado coletivo”, destacaram os professores responsáveis.
O projeto integrou a programação da Semana do Conhecimento 2025, que reuniu atividades de ensino, pesquisa e extensão, valorizando o compromisso da UFES com a formação cidadã e o desenvolvimento social da região norte capixaba.














































































