Foi dado início às obras da terceira etapa do esgotamento sanitário de Nova Venécia que contempla os bairros São Cristóvão, Alvorada, Bela Vista e Córrego da Serra. A obra, que prevê investimento de cerca de R$7 milhões, é de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia.
Com mais esta etapa, a cidade vai passar a contar com 90% de todo o esgoto na sede tratado por meio do Sistema de Esgotamento Sanitário, desenvolvido junto à Cesan.
Após concluído, o sistema fará com que 6 milhões de litros de esgoto deixem de ser lançados diariamente sem tratamento na natureza, contribuindo com a saúde preventiva da população e a preservação dos recursos hídricos.
O prefeito Lubiana Barrigueira fala da importância do projeto para Nova Venécia. “A questão ambiental é atualmente um dos assuntos mais debatidos em nível mundial. Estamos preocupados com a despoluição do nosso principal corpo hídrico que é o rio Cricaré. Agora, com essa ampliação, vai faltar apenas o bairro Aeroporto para atender 100% do município. Estamos caminhando bem nesse sentido. Já temos o projeto pronto de levar a rede de esgoto também para lá e estamos viabilizando por meio de acordos junto aos governos estadual e federal. Se Deus quiser, vamos ser o primeiro município do Espírito Santo a ter seu esgoto 100% tratado”, almeja Barrigueira.
As obras envolvem a construção de elevatórias de esgoto bruto, além da instalação de tubulações. Nas duas primeiras etapas do projeto, que já foram concluídas, foram investidos R$40 milhões.